Conheça o CEBI

O Centro de Estudos Bíblicos – CEBI é uma associação ecumênica que tem por objetivo promover a Leitura Popular da Bíblia. Atua na formação de pessoas e grupos e na produção de literatura bíblica, tendo a realidade do povo empobrecido, seus sofrimentos e suas esperanças, como ponto de partida para a leitura e interpretação dos textos sagrados.


Integram o CEBI homens e mulheres de diferentes igrejas cristãs e atuantes em diversas organizações ou movimentos populares, que se identificam com a caminhada bíblica latino-americana e que compartilham do estudo da Bíblia como caminho de libertação e transformação pessoal, comunitária e social.


Para alcançar seus objetivos, o CEBI concentra-se em três frentes principais de atuação:
- formação bíblica de pessoas que atuam em comunidades e movimentos sociais;
- produção e difusão de literatura bíblica para comunidades cristãs de base;
- articulação solidária e cooperativa de pessoas e grupos em favor da justiça social, da dignidade humana e da preservação da biodiversidade e do meio ambiente.


Através de sua atuação, o CEBI alcança milhares de pessoas em diferentes comunidades, organizações sociais, grupos, movimentos populares, sindicatos e partidos. Assim, compartilham da Leitura Popular da Bíblia diversas associações de moradores e moradoras, de agricultores e agricultoras e de pescadores e pescadoras; grupos de saúde, de mulheres e de ambientalistas; movimentos de pessoas sem-terra, sem-teto, de defesa de direitos; comunidades quilombolas e indígenas, entre outras organizações que relacionam as suas atividades a uma espiritualidade bíblica comprometida com a transformação social, a justiça e a cidadania.


O CEBI conta com 27 coordenações estaduais, agrupadas em seis polos regionais, alcançando diretamente mais de 80 mil pessoas em todo o Brasil. Além disso, seu método de Leitura Popular da Bíblia é utilizado por outros grupos com quem mantém parceria e intercâmbio em países da América Latina, do Caribe, da África e da Europa.



Programa de Publicações

O Programa de Publicações do CEBI tem por objetivo viabilizar a publicação, divulgação e distribuição de literatura bíblica de boa qualidade e baixo custo. Conta com a colaboração de seus membros e com os serviços gráficos da ConTexto Gráfica e Editora, que também realiza serviços para terceiros, ajudando, assim, a financiar as atividades do CEBI. As duas principais publicações do CEBI são o periódico Por Trás da Palavra (PTP), cuja circulação é bimestral, e a coleção A Palavra na Vida (PNV), que publica doze títulos ao ano.


Além dessas duas publicações, o CEBI tem outras séries de livros destinadas a lideranças populares e agentes de pastoral inseridos nas comunidades cristãs populares: a) Roteiros para Reflexão; b) Curso Popular de Bíblia; c) Uma Introdução à Bíblia; d) Ensaios e e) Publicações para Crianças.


O CEBI também publica livros avulsos com temas variados, na forma de estudos sistemáticos, comentários, poesias, contos e entre outros que têm a Bíblia e a realidade como fonte de reflexão.



Programa de Formação

O Programa de Formação do CEBI tem por objetivo promover, organizar e realizar atividades de capacitação de pessoas e grupos na área bíblica, em âmbito local, regional e nacional. Ele se organiza em cinco dimensões: Estudo, Cidadania, Ecumenismo, Espiritualidade e Gênero.


A dimensão de Estudo acompanha programas de formação em âmbito estadual, regional e, sobretudo, nacional, além de cuidar da capacitação de pessoas para assessoria bíblica e da elaboração de conteúdos comuns de estudo.


A dimensão de Espiritualidade visa a promover uma espiritualidade de transformação e de defesa da vida, com estudos, debates e seminários sobre o tema e coletando, divulgando e documentando a produção popular de poesias, salmos e cantos.


A dimensão de Ecumenismo tem por objetivo animar a vivência e a cooperação ecumênica e o aprofundamento do tema, divulgando reflexões e experiências de caminhada conjunta das diferentes igrejas e fortalecendo o diálogo inter-religioso, principalmente com as Religiões dos Povos Originários da América Latina e as Religiões Africanas.


A dimensão de Cidadania enfatiza a formação de pessoas para uma participação ativa e solidária em favor da dignidade humana, do reconhecimento de direitos, do cuidado com o meioambiente e do engajamento nas lutas das camadas mais empobrecidas em busca de uma sociedade justa e participativa.


A dimensão de Gênero volta-se para uma leitura bíblica que visa a libertar o texto bíblico do patriarcalismo que marca as relações interpessoais e sociais e as relações com o mundo e o transcendente, contribuindo, assim, para o estabelecimento de relações justas entre todas as pessoas.



Serviço de Articulação e Intercâmbio

O Serviço de Articulação e Intercâmbio é responsável pelo diálogo e pela troca de experiências em torno da Leitura Popular da Bíblia em todo o mundo. Estabelece contatos e cooperação com diversos países da América Latina, da Europa e da África (principalmente Angola, Moçambique e África do Sul), através de cursos, seminários e encontros diversos.


Anualmente, o CEBI visita grupos parceiros, e algumas pessoas desses países participam de atividades do CEBI aqui no Brasil. No Brasil, está articulado institucionalmente com a Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (ABONG), o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), o Fórum de Igrejas e Organismos Ecumênicos (FE-Brasil) e o PAD (Processo de Articulação e Diálogo).


Na América Latina, participa da Comissão Evangélica Latino-Americana de Educação Cristã (CELADEC), da Rede Ecumênica Bíblica Latino-Americana e Caribenha (REBILAC) e da Rede Ecumênica de Centros Leigos (Oikosnet).