quinta-feira, 31 de março de 2011

IV Encontro de jovens afro-cristãos começa na próxima sexta-feira (1º)

Começa na próxima sexta-feira (1º) o IV Encontro Afro Cristão, com o tema "Juventude Negra, sujeito de direitos", iniciativa da Igreja Metodista, em parceria com outras entidades civis e religiosas. O encontro segue até domingo (3), na Universidade Metodista de São Paulo, localizada no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.
Desde que começou em 2008, o encontro, que é anual, tem a proposta de valorizar a autoestima das pessoas negras e, em especial, dos evangélicos negros, já que a questão étnico-racial não tem sido muito discutida dentro das igrejas, segundo explicou Diná da Silva Branchini, coordenadora do encontro. E neste ano, o evento tem um respaldo especial, já que 2011 foi declarado como o Ano Internacional da Juventude e Ano Internacional para Afrodescendentes.
Em parceria com a Rede Ecumênica da Juventude, Diná ressaltou a participação dos jovens durante o evento. "A ideia é dar espaço para os jovens participarem e dizerem o que querem", disse, comentando que o protagonismo juvenil é estimulado por meio das palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos.
"Uma inovação é a apresentação de trabalhos acadêmicos, porque muitos pesquisadores negros acabam não continuando seus estudos", comentou. Ela disse que a proposta é apresentar o trabalho para leigos e assim, valorizar a troca de experiência.
Os trabalhos acadêmicos devem abordar o tema do encontro "Juventude Negra, sujeito de direitos" e aprofundar um dos sub-temas: Políticas Públicas para juventude negra, Teologias voltadas para aspectos socio-culturais da juventude negra ou Relações de Gênero, abordando sexualidade, raça, etnia e classe social.
Ao final do evento haverá uma avaliação dos trabalhos apresentados e os selecionados serão publicados na revista Identidade! que pode ser conferida através do site: http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade.
A programação prevê ainda a realização de palestras, painéis, momentos de espiritualidade e comemoração. A palestra de abertura do encontro falará sobre o "Panorama das Juventudes negras no Brasil", com a participação do fundados da Faculdade Zumbi dos Palmares. Na parte da tarde do primeiro dia, começam as apresentações dos acadêmicos.
No sábado (2), uma oração abre as atividades do dia. A primeira palestra do dia será "Juventude Negra e a Consquista de Direitos". Em seguida acontece o Painel das Juventudes, e durante a tarde é a vez das Rodas de Diálogo, com debates e propostas sobre Políticas Públicas, Gênero, Teologias.
A última palestra acontece na manhã de domingo (3) com o tema do evento. Para encerrar o encontro será feita uma Carta de 'Compromissos Negros', que deve ser apresentada em outros eventos e conferências de juventude pelo país.
Diná ressaltou que como ministério representando a fé cristã, será interessante vivenciar o ecumenismo, em uma experiência de diversidade de pessoas de diferentes lugares e religião, ou de pessoas sem religião. "Teremos participantes da Amazônia, da região Sul, de São Paulo, do Rio de Janeiro. Vai ser bem interessante experimentar essa diversidade toda", comentou.
Mais informações pelo blog: http://4encontroafrocristao2011.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário