Publicações

CONTRATEMPOS? JUVENTUDE, SEGURANÇA E PAZ
Fabiane Asquidamini (Org.)

Juventude, segurança e paz é o tema desta coletânea de artigos que misturam resultados de pesquisas com juventude, reflexões pessoais, relatos de experiências, tentativas de acertos e busca de caminhos novos em torno da superação da violência.
Comprar



JUVENTUDE SUPERANDO A VIOLÊNCIA

Cláudio Becker e Sônia Mota

O tema da violência é tratado na perspectiva da juventude, com artigos e testemunhos, visando à construção de relações não-violentas. Um material fundamental para quem reflete o tema do protagonismo juvenil para a superação da violência.
Comprar



SUSTENTABILIDADE ...EIS A QUESTÃO

Fabiane Asquidamini; Eloir Antônio Vial

A sustentabilidade é abordada na perspectiva das juventudes, do trabalho e da economia por vários autores.
Comprar




Experiências de Fé - Conversas sobre Juventude e Espiritualidade
Fernando Degrandis

Movido pela preocupação do amadurecimento e da necessidade do Projeto de Vida, Fernando nos leva a banhar-nos nas águas de alguns lugares bíblicos: Belém, Nazaré, Caná, Cafarnaum, Betânia e Jerusalém, dizendo-nos que o bom caminho deve ter o perfume destes lugares, vestidos de compromisso. Até com vontade de dar a vida.
Comprar



Juventudes: O que sonhamos com Deus?
Daniel Sousa (Org.)

Este livro é uma proposta de encontros e estudos bíblicos sobre as realidades de muitas juventudes. São textos que nascem de nossas inquietações contextuais, reinterpretando nossos sonhos, imaginações e desejos. Escolhemos como título Juventudes: o que sonhamos com Deus? A intenção é sinalizar uma compressão de nossa relação com Deus por meio da comunhão irmanada de uma ciranda, e não de uma relação vertical de dominação.
Comprar


JUVENIS E MINISTÉRIOS

Genilma Boehler, Nancy Cardoso Pereira e Rosângela Soares de Oliveira

Motivado pelo movimento teológico-pastoral em que vive a Igreja Metodista no Brasil, Juvenis e ministérios traduz para os adolescentes esta reflexão bíblica que parte do conflito de Estêvão com a comunidade judaico-cristã, passa pelo ministério de Jesus e termina com o ministério dos juízes e dos profetas. É possível perceber, nesta reflexão, que os ministérios, em cada momento bíblico, surgem a partir da realidade em que o povo vive. Os ministérios apontam a solidariedade ao pobre, a encarnação do evangelho na realidade e a vocação libertadora da Igreja à semelhança dos juízes e dos profetas.
Comprar


TRAVESSIAS E HORIZONTES DO ECUMENISMO

Maribel Lindenau e Sônia Gomes Mota (Orgs.)

A juventude e a sua atuação no movimento ecumênico é o foco principal deste livro que nasceu de um curso oferecido pelo CECA sobre o tema. Como a juventude, dinâmica e irriquieta, assim o movimento ecumênico é refletido aqui, partindo de sua história e em direção a horizontes rejuvenescidos.
Comprar




Bíblia Entrevozes Ecumênicas: Desafios e novidades numa hermenêutica juvenil
Vanildes Santos; Rezende Bruno Avelar; Paulo Ueti; Regina Marta; Daniel Souza; Pedro Caixeta

Na primavera do ano de 2012, no Cerrado Brasileiro, aconteceu o Seminário Juventude e Bíblia, na Casa da Juventude Pe. Burnier – CAJU No evento, desenvolveram-se debates e reflexões acerca da temática Juventude e Bíblia, reunidas neste livro. Um olhar sobre a realidade das Juventudes, perpassado pelas possibilidades de hermenêuticas juvenis nas experiências de diferentes igrejas cristãs.
Comprar 


"O espírito sopra onde quer..."
Daniel Souza (org.)

O livro reúne a contribuição de jovens de espiritualidade metodista, luterana, anglicana, batista ou cristã de maneira geral, ligados à REJU. Relendo textos polêmicos e profundos, como a conversa de Jesus com Nicodemos, as histórias de Rute, da mulher siro-fenícia e de Agar e o debate entre a Samaritana e Jesus, o livro mostra a possibilidade da convivência ecumênica. O material é importante subsídio na Campanha contra a intolerância religiosa.
Comprar



Leitura Bíblica: a juventude mostra o caminho
Edmilson Schinelo (org.)

O livro reúne seis textos sobre Bíblia e juventudes. Enquanto um artigo aborda o método de leitura bíblica que vem sendo feito pelas juventudes, os demais são exercícios de leitura de textos bíblicos na perspectiva juvenil. O episódio da ressurreição da filha de Jairo (Mc 5,21-24.35-43), o encontro de Maria Madalena e Jesus no jardim e a trajetória de Jó, da tragédia à redenção, são alguns dos textos abordados.
Comprar




Juventude e justiça socioambiental: perspectivas ecumênicas
Daniel Souza (Org.)


Num diálogo com IVONE GEBARA e LEONARDO BOFF, a juventude apresenta reflexão bíblica, diálogos ecumênicos e roteiros para encontros que reinventem e transformem nossas intuições, nossa luta e espiritualidade. O Livro da REJU coleciona informações atualizadas sobre a crise ambiental e procura alternativas de resistência e intervenção para a juventude ecumênica comprometida com a justiça ambiental.
Comprar


Bíblia entre mundos, tribos e caminhos
Ricardo Fiegenbaum (Org.)


O que a Bíblia tem a dizer para as juventudes de hoje? Descubra nos textos escritos por pessoas ligadas ao CEBI e publicados na revista Mundo Jovem. Bíblia entre mundos - É convite a olhar para horizontes largos: o planeta, a paz, a cidadania e a profecia. É responsabilidade cristã, cidadã, o cuidado com o mundo e com o nosso futuro. Bíblia entre tribos - Assim como Jesus, seu grupo, sua comunidade, jovens de hoje buscam construir relações novas e um modo mais saudável e feliz de viver a vida. Bíblia e caminhos - Aí está a necessária insistência em dizermos que a vida exige um método e um projeto. Que futuro almejamos sem um projeto que guie nossos passos na caminhada?
Comprar