terça-feira, 31 de agosto de 2010

Curso Teatro e Bíblia em Santa Maria/RS

No último fim-de-semana, concluímos o curso de Teatro e Bíblia de Santa Maria/RS.

Numa parceria entre o CEBI e a Trilha Cidadã, temos lançado mão deste recurso para difundir a proposta da Hermenêutica Juvenil, isto é, da leitura bíblica feita pelo olhar das/os jovens. O curso tem por objetivo levantar as realidades juvenis, iluminá-las com textos bíblicos e, ao fim deste processo, traduzir as reflexões em linguagem cênica. O curso de Santa Maria/RS foi o primeiro onde conseguimos chegar ao ápice, isto é, montar uma cena capaz de transmitir a produção intelectual das/os cursistas.

Na verdade, houve algumas dificudades no processo. Começamos com praticamente 20 jovens, mas concluímos com 3 cursistas + 3 coordenadores. Tivemos que readaptar a metodologia durante o processo. Não foi fácil... Surgiu, então, a ideia de capacitar essa turma de perseverantes em multiplicadoras/es do curso. Se o objetivo foi alcançado, saberemos ano que vem.

Por enquanto, essa equipe de teimosas/os brinda-nos com o vídeo abaixo. Antes de assisti-lo, convém lembrar que fizemos um intensivão (4 etapas em 1), ao fim do qual surgiu esta cena. Foram 15 minutos de ensaio e apenas uma passagem de cena, antes do vídeo definitivo. O "cameraman" (este que vos fala) também não colaborou muito. Logo, sirva este apenas como uma amostra do que poderão produzir as/os jovens, com o tempo adequado (4 finais de semana), um bom ensaio, figurino e ambiente (palco) adequados.

Sem mais delongas, com vocês, a primeira equipe de bíblico-teatreiras e teatreiros de Santa Maria/RS:

http://www.youtube.com/watch?v=OTWhafmzRFI

Por: José Luiz Possato Jr.

2 comentários: