quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Juventudes conquistam espaço no CEBI

O Seminário Nacional sobre Bíblia e Juventudes, realizado no Centro Cultural de Brasília nos dias 16 a 18 de julho, representou um passo significativo para um maior envolvimento do CEBI com as juventudes e suas questões. Acolhidas pela equipe do CEBI do Planalto Central, 38 pessoas participaram do seminário, sendo uma da região Amazônica, três da região Norte, seis do Sudeste, sete do Nordeste, nove do Sul e doze do Centro-Oeste.

Com o objetivo de compar¬tilhar experiências de trabalho bíblico com jovens e aprofundar os diversos jeitos de ler a Bíblia na perspectiva das juventudes, além de sistematizar métodos e conteú¬dos de leitura bíblica na ótica juvenil, o grupo construiu um quadro sobre o que se entende por juventudes e por Bíblia.

Depois disso, partiu-se da nar¬ração sobre o túmulo vazio e o encontro de Maria Madalena com Jesus (João 20,1-18) para compor um panorama das realidades juvenis, desenhando quatro cenários temá¬ticos: juventudes, sexualidade e gênero; juventudes, cidadania e participação na sociedade; juven¬tudes e identidade cultural e juven¬tudes, vivências grupais e religiosas.

No final do encontro, o grupo levan¬tou pistas, horizontes e possi¬bilidades para continuar a cami¬nhada. Entre os encaminhamentos destacam-se a proposta de criar uma lista virtual para troca de experiências e de reflexões e a sugestão de pro-mover uma publicação com a par¬ticipação de representantes de cada entidade parceira no seminário.

3 comentários:

  1. COMO FOI MARAVILHOSO...ABRAÇO A TODAS E TODOS...
    AMEI A CRIAÇÃO DO BLOG...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, gente! Ótimo passo para mostrar a cara jovem do CEBI!

    ResponderExcluir
  3. fico feliz com a criação de mais este espaço para a juventude... vamos juntas e juntos nesta caminhada, nos fortalecendo e animando mutuamente.

    ResponderExcluir