quarta-feira, 6 de abril de 2011

Juventude Negra – Sujeito de Direitos

Os jovens foram escolhidos como tema central do IV Encontro Afro Cristão 2011, que se realizou em São Bernardo do Campo/SP de 1 a 3 de abril: “Juventude Negra – Sujeito de Direitos”. O Encontro, promovido pelo Ministério de Ações Afirmativas Afro-descendentes da Igreja Metodista, e também contou com apoio da Rede Ecumênica de Juventude (REJU), da EST (Escola Superior de Teologia), CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviços), Faculdade de Teologia e prefeitura do município de São Bernardo do Campo.
De acordo com André Guimarães, falante do Rio de Janeiro/RJ que esteve marcando presença “o encontro é fruto da caminhada e do clamor de homens e mulheres de confissão cristã que buscam discutir e resolver os problemas criados pelo racismo em suas igrejas e na sociedade”.
Para cada jovem branco assassinado em 2008, mais de 2 negros morreram nas mesmas circunstâncias, segundo indica o Mapa da Violência 2011 – Os jovens do Brasil, elaborado pelo Instituto Sangari em parceria com o Ministério da Justiça. E uma recente polêmica na imprensa confirma que a violência não é apenas física, mas também moral: o pastor Marco Feliciano, deputado pelo PSC de São Paulo, faz coro com declarações racistas do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) e afirma, numa inadmissível ignorância teológica e histórica, que o povo africano é amaldiçoado desde os tempos de Noé.
Ainda para André Guimarães “tal discussão é necessária pois a juventude negra tem sido, ao longo da história, violentamente invisibilizada e assassinada, tanto pelo Estado, como pelas Igrejas”.
O calor do Espírito Santo proporcionou debates riquíssimos durante o encontro, que resultou em uma linda carta intitulada “compromissos negros”. Este documento é destinado a todos e todas que são detentores da sede de justiça e do desejo de temperar esta terra com o sal do Reino de Deus. Segue o documento:

----
Compromissos negros


Nós, irmãs e irmãos de distintas confissões religiosas e experiências de luta em defesa da vida e de direitos - reunidas(os) no 4º Encontro Afro-Cristão, realizado entre 1-3 de abril na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo - fomos provocadas(os) pelas lutas e esperanças do povo negro, a refletir sobre as juventudes negras como sujeitos de direito e assumir os seguintes compromissos de incidência pública:
1. Construir, nas comunidades, possibilidades de diálogos e intervenções a partir dos Direitos Humanos com intuito de fortalecer as ações a serem desenvolvidas em decorrência do ano Internacional da Juventude e o ano Internacional dos afro-descendentes;
2. Oportunizar liturgias a partir das experiências corpóreas, identitárias e culturais das juventudes;
3. Fortalecer a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 – a inclusão das temáticas (negra e indígena), nas Escolas Dominicais e de Formação Teológica;
4. Garantir espaços de participação e visibilidade para as juventudes, com equidade de gênero e etnia;
5. Organizar produções teóricas de estudos bíblicos que abordem temáticas a partir das diversidades e superação das intolerâncias;
6. Politização das Comunidades: organização por meio de conferências livres, para enviar o maior número de propostas para a II Conferência Nacional da Juventude (Cada comunidade deverá preparar pequenos fóruns e enviar as proposta aos delegados e delegadas municipais);
7. Fortalecer as campanhas nacionais contra o extermínio das juventudes.

Por fim, ao assumir estes compromissos, nos posicionamos como corpos negros que resistem às desigualdades e injustiças e continuam a afirmar e construir, em esperança, uma casa realmente habitável para todas as pessoas, em diversidade-irmandade.

Axé.


São Bernardo do Campo, 03 de abril de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário