sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Curso formará jovens como multiplicadoras dos direitos das mulheres

"É natural que os meninos beijem as meninas à força”. "Menino que usa rosa é gay”. "Os homens não levam jeito com crianças”. "Balé e futebol são adequados para meninas e meninos”. É comum ouvir tais afirmações no cotidiano, mas não é tão comum que se reflita sobre elas. Concordar ou discordar, eis a questão. Para pensar sobre os direitos das mulheres na sociedade, a Casa da Mulher Trabalhadora (Camtra) realiza o III Curso ‘Trocando Ideias: Mulheres Jovens na Defesa de Seus Direitos!’. As inscrições seguem até 16 de setembro.
A formação, a ser realizada de 30 setembro a 2 de outubro na cidade do Rio de Janeiro (RJ), Brasil, irá trabalhar com uma metodologia desenvolvida a partir das ações do Núcleo de Mulheres Jovens do Camtra, que existe desde 2001. A experiência do Núcleo levou à publicação da cartilha Trocando Ideias, que traz dinâmicas e métodos para se trabalhar temas relacionados às questões de gênero, a exemplo das afirmações provocadoras citadas acima. São essas ferramentas, reunidas na publicação, que vão orientar o trabalho no Curso.
"Nós percebemos que o conhecimento que recebíamos na organização não era compartilhado por outras mulheres, tanto nos bairros, como em outras organizações”, explica Iara Amora, coordenadora do Núcleo de Mulheres Jovens. O Curso surgiu, portanto, com a proposta de multiplicar esse conhecimento. "Percebemos também a importância de investir na liderança de mulheres jovens”, acrescenta.
As oficinas vão reunir mulheres organizadas, que muitas vezes "não tem espaço para discutir a especificidade das mulheres jovens”, conforme avalia Iara, e reunirá também mulheres não-organizadas, "tanto de bairro, como de escolas”. A proposta é que, após a formação, essas mulheres desenvolvam ações locais, de acordo com a realidade de cada uma. "A ideia é que elas sejam jovens multiplicadoras”, reforça a coordenadora. Ao final, será formulado um calendário de ação conjunta.
Este ano, algumas das atividades realizadas no Curso foram planejadas por participantes do Trocando Ideias do ano passado, reforçando o vínculo delas com o Núcleo e com a luta das mulheres. "Realizamos um curso de formação, mas tem o objetivo também de aproximar as participantes da militância”, afirma Iara Amora. Ela relata que muitas das mulheres se envolveram não só com a Camtra, mas também com outros movimentos sociais, como o movimento de mulheres e de juventude.
O Curso ‘Trocando Ideias’ tem como eixo central a questão do feminismo e a organização das mulheres jovens. A partir desse tema, outros assuntos específicos serão abordados, como a violência contra a mulher, racismo, diversidade sexual, homofobia, sexualidade, gravidez não-planejada, DST’s/Aids e métodos contraceptivos.
Inscrições
Podem participar do Curso mulheres com idade entre 15 e 29 anos, que morem no estado do Rio de Janeiro. As participantes com idade menor de 18 anos devem apresentar autorização escrita do seu responsável. As inscrições podem ser feitas pela internet ou por telefone até o dia 16 de setembro.
Serão selecionadas 30 mulheres para participar do Curso, as quais terão alimentação e hospedagem custeadas pelo projeto. A seleção utilizará o critério de proporcionalidade entre as diversidades de mulheres, considerando grupo, localidade, etnia, orientação sexual, dentre outros. O resultado será divulgado no dia 21 de setembro, no site da organização.
Inscrições por telefone: (21) 2544-0808 ou pela internet http://tinyurl.com/cursomulheresjovens
Para mais informações: www.camtra.org.br

Fonte: Camila Maciel (Adital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário