segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Projeto Protagonismo Juvenil para o Desenvolvimento Sustentável do Cerrado

O Projeto Protagonismo Juvenil para o Desenvolvimento Sustentável do Cerrado realizou atividades nesta sexta e sábado (25 e 26 de setembro) com os camponeses/as jovens da Coopercoisas, estudantes do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva; dos Cursos de Graduação de Biologia e Geografia da Universidade Estadual de Goiás e do Curso de Graduação de Agronomia do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá/GO. 

Os camponeses jovens e estudantes puderam participaram da Oficina: Juventude: Direitos Humanos e Educação Popular, I Etapa - Curso de capacitação em coleta e armazenamento de sementes e elaboração do calendário fenológico das espécies e da Visita "in loco" para coletar sementes do Cerrado na Agrotec em Diorama/GO. 



Durante os dias a juventude do Território Médio Araguaia puderam debater os aspectos ambientais, econômicos, sociais, culturais e políticos que compõe o território, identificarem e conhecerem técnicas de coleta e armazenamento das sementes do Cerrado, além de conhecerem e realizar a coleta de sementes no Projeto do Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores (Agrotec) que realiza desde o início dos anos 1990, em 125 hectares no município de Diorama/GO, o arranjo produtivo de fitoterápicos, o enriquecimento, a conservação e o manejo sustentável dos recursos da biodiversidade do Cerrado.

sábado, 5 de setembro de 2015

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) elegeu Daniel Souza, da Rede Ecumênica da Juventude (Reju), como o novo presidente, representando a sociedade civil. Ele afirma que seu papel será o de articular interesses em comum com a diversidade que compõe o Conjuve. “Minha expectativa é construir um conselho mais propositivo, que consiga ampliar a interlocução com a juventude, com as organizações da sociedade civil, e que não esteja nos limites institucionais”, disse. O mandato será de um ano.