quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mais um Seminário Juventudes e Bíblia no RS


Nos dias 27 e 28 de novembro, aconteceu o segundo seminário gaúcho de Bíblia e Juventudes. Numa parceria bem mais modesta que a do Seminário Nacional (somente o CEBI e a Trilha Cidadã), não por falta de convite a outras entidades (REJU, IPJ, CECA, Núcleo Betânia etc.), trabalhamos com o modesto, porém animado, público de 8 jovens.
O tema de estudo foi a literatura apocalíptica, principalmente os capítulos 12 e 13 do livro do Apocalipse. Normalmente este livro recebe interpretações fatalistas, levando-nos a pensar que se trata de um relato do fim dos tempos. Em nosso estudo, procuramos compreender a realidade dos cristãos do primeiro século. Dentro do contexto de perseguição aos que assumiam esse novo modo de vida, o livro era um convite à esperança frente às tormentas pelas quais as comunidades passavam. Até certo ponto, podemos dizer que sua proposta literária foi um modo que a profecia encontrou para permanecer viva, sem ser descoberta pelos poderes opressores.
O interessante é que a linguagem apocalíptica permanece atual. Vimos isso através de duas músicas: “Pra Não Dizer que Não Falei de Flores” (Geraldo Vandré) e “Geni eo Zepelim” (Chico Buarque de Holanda). A primeira tem uma linguagem direta, objetiva (similar às profecias), enquanto a segunda usa símbolos, códigos compreendidos somente por uma parcela da população (como acontecia com a literatura apocalíptica). Ambas buscam exprimir o desejo de mudança, diante de uma realidade opressiva, mas esta última é velada, dada a crueldade e violência com que os dominadores buscam reprimir qualquer manifestação de resistência.
Apesar da dificuldade de adesões ao seminário, e da carência de vivências e práticas ecumênicas (desta vez, somente jovens católicos romanos estavam presentes), tiramos alguns indicativos muito importantes para o trabalho em 2011. As/os jovens participantes do encontro ficaram responsáveis por iniciar grupos ecumênicos de estudo bíblico em suas bases. Paralelo a isso, montamos uma lista virtual, com o intuito de animar umas aos outros nesta jornada, além de ser um espaço de aprofundamento bíblico, na perspectiva juvenil, servindo de fórum, inclusive, para preparação dos próximos seminários.
Por fim, a quem interessar possa, teremos um novo seminário nos dias 16 e 17 de julho de 2011, também em São Leopoldo/RS. Tema ainda a definir. Interessadas/os, entrem em contato conosco pelo e-mail < possatojr@gmail.com >.