quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Bolsas para participantes da 4ª Jornada Ecumênica

O FE Brasil, está oferecendo 250 bolsas integrais de hospedagem e alimentação, aos participantes da 4ª Jornada Ecumênica, a realizar-se de 11 a 15 de novembro de 2010, em Itaici, Indaiatuba, SP. O FE Brasil, está oferecendo 250 bolsas integrais de hospedagem e alimentação, aos participantes da 4ª Jornada Ecumênica, a realizar-se de 11 a 15 de novembro de 2010, em Itaici, Indaiatuba, SP.

Atenção para os prazos para inscrição e confirmação de bolsas:
Até 08/10 - Recebimento das inscrições com pedido de bolsa integral de alimentação e hospedagem;
A partir de 15/10 - Resposta sobre a aceitação ou não às solicitações de bolsa integral de alimentação e hospedagem;
Até 20/10 – Os inscritos que receberam o comunicado de que seu pedido de bolsa integral foi aceito, deverão enviar um e-mail até esta data, confirmando sua participação na 4ª Jornada Ecumênica. Caso essa confirmação não seja enviada, a bolsa que foi designada ao solicitante será destinada a outra pessoa.
22/10 - Nova relação de contemplados com as bolsas integrais, levando em conta as desistências.
Obs: Permanecem abertas as inscrições até o dia da 4ª Jornada Ecumênica para os que não solicitarem bolsas.

Acesse http://www.ceca-rs.org/ para download da ficha de inscrição e do folder.
Envie a sua ficha de inscrição para projornada@koinonia.org.br.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Oração pelas Eleições

Deus da vida e da justiça,
Em busca de um Brasil melhor, nós, teus filhos e tuas filhas, vamos mais uma vez às urnas, para escolher as lideranças que governarão nosso país nos próximos anos.
Sabemos que tu nos sondas e nos conheces. Tu penetras no mais profundo de nossos desejos, nossas intenções e nossos pensamentos. Tu nos fizeste entender que o coração humano é limitado e frágil. De ti aprendemos que a missão é tua e que nossas obras são humilde colaboração. Dá-nos a graça de deixar-nos conduzir por teu Espírito.
Com tua ajuda, o sábio Jetro mostrou a Moisés que, mesmo fora do Egito, ele se tornaria um novo faraó se não exercesse o poder de forma partilhada. Quando Tiago e João, os filhos de Zebedeu, intercederam por privilégios junto a teu filho, ele nos mostrou que "entre nós não pode ser assim". E, depois de ungido por Maria de Betânia, teu filho também nos mostrou, no lava-pés, que o poder só tem sentido quando colocado a serviço.
Queremos fazer de nosso voto um gesto de humildade e de profecia, ó bondoso Deus!
Ajuda-nos a entender que as soluções vêm de tuas mãos, mas que precisamos fazer a nossa parte, cada vez com mais fé e entusiasmo.
Ajuda-nos a exercer, sob a luz do teu Espírito, o direito do voto, mas também o dever do acompanhamento permanente das pessoas e partidos a quem elegermos.
Ajuda-nos a entender a importância da democracia, mas também os seus limites, num modelo de sociedade em que o poder está muito mais nas mãos de quem detém o capital.
E livra-nos do mal de nos corrompermos, vendendo nosso voto. Livra-nos da tentação de esquecermos os teus ensinamentos. Convence-nos a cada dia de que "não é possível servir a Deus e ao dinheiro".
Que cada vez mais apenas a tua graça possa habitar em nós e em nossa nação brasileira.
Assim seja! Amém!
(Edmilson Schinelo e Ildo Bohn Gass)

Textos bíblicos inspiradores:
Sl 139; Gn 6,5; Ex 18,13-27; Mc 10,43; Jo 12,1-8; Jo 13,1-20; Lc 16,13

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Jovens contam suas histórias de resistência

Vinte grupos de jovens - 10 do Rio Grande do Sul e 10 do Rio de Janeiro - lançarão hoje, 22 de setembro, a partir das 19h, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre (RS) o livro "Um diálogo entre juventudes e projetos sociais e o vídeo Histórias de protagonismo juvenil". A realização do projeto foi coordenada pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD RS), e contou com a participação da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase/RJ).
"O livro e o vídeo são testemunhos da força de uma brava gente jovem brasileira colocada contra a parede por um sistema injusto - mas que muda sua história com ações e respostas bem claras e transformadoras", escreve o secretário executivo da FLD, Carlos Gilberto Bock, ao apresentar a publicação. 

A ideia motivadora foi mostrar e sistematizar experiências desenvolvidas por-jovens-com-jovens, preenchendo uma lacuna em termos de registros formais do que está sendo feito pelas juventudes na área de projetos sociais. Quatro conceitos chave nortearam os relatos: protagonismo, mudança, rede e políticas públicas.

O livro e o vídeo serão distribuídos gratuitamente. Mais informações, pelo fld@fld.com.br

Autores
Do Rio Grande do Sul
Boca de Rua, Bom Samaritano, CECA, Circulando, FERES, Instituto Lenon, Kasulo, Maria Mulher, Movimento de Consciência Negra Palmares e Trilha Cidadã

Do Rio de Janeiro
Arte e Conjunto, Arte Jovem Brasileira, Artefeito, Centro Cultural a História que Eu Conto, Cochicho na Coxia, Coletivo Anti-cinema, Griôt's, Grupo Conexão G, Movimento Enraizados e Raízes em Movimento

Ficha técnica
Livro Um diálogo entre juventudes e projetos sociais
Autores: Todos os grupos
Coordenação geral: Marilu Menezes (FLD)
Organização: Bibiana Paiva Nunes
Design gráfico: Jackson Brum
Apoio: Susanne Buchweitz (FLD)
108 páginas

Vídeo Histórias de protagonismo juvenil
Depoimentos: Representantes dos grupos
Direção, imagem e montagem: Mirela Kruel
Produção de set e foto still: Samuca Mendonça
Montagem e finalização: Débora Padilha
Apoio de conteúdo: Marilu Menezes (FLD) e Cléia Silveira (Fase)
Duração: 25min

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Juventude discute negritude e branquitude

A juventude marcou presença entre as mais de oitenta pessoas participantes que estiveram reunidos de 27 a 29 de agosto no 6° Seminário Nacional de Teologia da Libertação e Educação Popular.

Com a temática Negritude e Branquitude: Razões da (des)igualdade, a questão racial do Brasil foi discutida como um problema de relações entre negros e brancos, pois a solução envolve a toda a sociedade.

O mito da democracia racial, reproduzido nos livros escolares (fábula da convivência pacífica entre brancos europeus, índios e negros) foi o ponto de partida para a análise da realidade brasileira: o “desenvolvimento” através da escravidão africana e indígena, do latifúndio e da extração de riquezas naturais deixou suas marcas: a população negra representa mais de 70% da população mais empobrecida. Mais de dois terços dos jovens assassinados tem entre 15 e 18 anos e são negros.

Ao longo do seminário foram apresentados filmes de curta metragem sobre o tema em discussão, bem como poesias e “spots”. Em breve, alguns desses materiais estarão disponíveis em nosso blog. Para saber mais sobre o evento, acesse:

Acesse o site do CEBI